Ciencias sociais
Apresentaremos neste documento estudos e pensamentos críticos-reflexivos baseados nos fundamentos da Sociologia por meio dos conhecimentos que adquirimos na disciplina de Ciências Sociais, que estuda a vida dos indivíduos na sociedade tais como desenvolvimento, grupos sociais, cultura e desigualdade social.
Por meio destes estudos e pensamentos mostraremos à evolução da sociedade, a desigualdade social, as melhorias que a sociedade obteve e as melhorias que a sociedade ainda necessita.
Etapa1
Cultura significa cultivar e vem do latim colere.
Segundo Edwarde B. Tylor cultura é todo um complexo que inclui conhecimento crença, moral, direito, costumes, e outras capacidades e hábitos adquirido pelo homem como membro da sociedade.
De acordo com essa conceituação inicial, podemos detalhar o conceito chegando a algumas conclusões a cerca de cultura. Podemos afirmar que ela e transmitida pela herança social e não pela herança biológica. Depende da socialização do individuo
Devemos entender que a cultura compreende a totalidade das criações humanas. Incluem idéias, valores, manifestações de todo tipo, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, vestuários, alimentação, construção etc.
A cultura é uma característica exclusiva das sociedades humanas. Os animais são incapazes de criar cultura. Não há individuo humano desprovido de cultura, a não ser aqueles que foram criados e amamentados por animais, sem nenhum vínculo humano, como o caso das crianças que foram criadas por lobos na Índia.
O individuo e a sociedade.
Segundo Reinaldo Dias, podemos afirmar com relativa segurança que a vida em grupo é que transforma o animal homem em ser humano. Sem contato com a sociedade, o homem dificilmente pode desenvolver suas características que chamamos de humanas.
As crianças que foram encontradas em estado selvagem na Índia, criadas por animais, contribuíram para comprovar que não havendo contato com o grupo