Ciencias sociais
Com base em pesquisa em livros, filmes e documentários desenvolvendo o trabalho com definições de cultura, individuo e sociedade problematizando as concepções da sociologia refletindo sobre a realidade da vida cotidiana e a importância dos aspectos sociais, políticos, históricos e culturais. Refletindo sobre a exploração do meio ambiente com fatores com fundamentos sociológicos e identificando as diferenças sociais. Compreendendo a importância das ciências sociais para a sociedade.
A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
A revolução Industrial reestruturou a sociedade trazendo crises e problemas sociais que precisavam ser resolvidos. Como consequência houve mudanças profundas no campo social. A monstruosa exploração do homem pelo homem nas fábricas, onde se trabalhava mais de dezesseis horas por dia, crianças e mulheres eram empregadas por salários ultrajantes. O papel das mulheres na sociedade mudou, criando uma massa de homens desempregados.
O alto grau de desenvolvimento tecnológica neste final de século tem gerado uma expectativa bastante positiva, prenunciando a solução de muitos problemas, melhorando a nossa capacidade de trabalho, facilitando a comunicação mundial, e assim por diante.
Com base na leitura identificamos os seguintes significados:
CULTURA:Cultura significa cultivar.A cultura é tudo que inclui o conhecimento,a arte,a lei,as crenças,a moral,os costumes e todos os habitos e manias adquiridas pelo homem não somente em família mas tambem em sociedade.
Cultura é definida em ciencias sociais como um conjunto de idéias,praticas sociais,comportamentos