Ciencias Sociais
Muitas pessoas ainda não dão a devida importância aos alongamentos musculares antes e após uma série de exercícios. Até mesmo para quem não está realizando exercícios é muito importante os alongamentos musculares, pois eles favorecem em todas as atividades da vida diária de uma pessoa, independente de ser ela atleta ou não.
A importância do alongamento está na contribuição para melhorar a flexibilidade corporal, promovendo estiramento das fibras musculares, resultando no aumento do comprimento muscular e consequentemente uma menor possibilidade de lesão.
Em todas as nossas atividades, em todos os nossos movimentos, estamos sempre usando os músculos e as articulações para realizá-los. Assim, devemos sempre ter em mente a necessidade de trabalhar as cadeias musculares, alongando-as e fortalecendo-as para que possam responderem de forma correta e sem prejuízo de alguma lesão, todas às vezes que necessitarmos dos músculos. Além de relaxarem o corpo e a mente. Por isto, o alongamento é tão importante para todas as pessoas, indiscriminadamente.
Como Alongar
Não se pode fazer alongamento de qualquer maneira. É preciso alongar-se de forma correta para obter o máximo de benefício que o alongamento pode oferecer. Para que possamos realizar o alongamento de forma correta, vamos dividi-lo em duas fases: Alongamento Suave e Alongamento Avançado.
O alongamento precisa ser realizado sem a presença de dor. Não é este o objetivo do alongamento. Então, ao realizar o exercício de alongamento e sentir dor, diminua a intensidade do alongamento até encontrar um ponto confortável, sem dor e com uma tensão suave. Este é o que chamamos Alongamento Suave ou Alongamento Confortável.
Ao encontrar este ponto, permaneça nesta posição por um período de 10 a 30 segundos. Após um período de tempo em que tenha mantido esta posição e a tensão nos músculos diminuir, você pode ir um pouco mais além até sentir novamente uma leve tensão nos músculos. Permaneça nesta