O Brasil conseguirá atingir as metas
* Até 2015 assumiu o compromisso de erradicar a extrema pobreza e a fome;
* Atingir o ensino básico universal;
* Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
* Reduzir a mortalidade na infância;
* Melhorar a saúde materna;
* Combater o HIV/AIDS, a malária e entre outras doenças;
* Garantir sustentabilidade ambiental;
* Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Mesmo com os textos que nos mostram otimismo em relação ao Brasil conseguir atingir seus objetivos, acredito que não será possível, pois nós estamos em 2013 e ainda vemos que tem muita coisa indo contra o que deveria estar correto.
Ainda vemos pessoas vivendo em extrema pobreza, as mulheres já estão estudando e estão no mercado de trabalho mais ainda assim a diferença salarial é grande em muitas empresas. O índice de desmatamento foi reduzido e aumentado sua eficiência energética com maior uso de fontes renováveis de energia.
Existem barreiras culturais imensas no Brasil a serem mudadas. Não bastam somente leis e decretos públicos para cumprir os objetivos. A educação necessária e fundamental é dada a poucos e faculdade é coisa para uma classe social privilegiada.
E ainda há problema de desvio de dinheiro público, que pode prejudicar metas como a sustentabilidade ambiental. Acesso a água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelo governo Brasileiro. A menos que se tenha interesse político em mudar este cenário no nosso dia a dia temos notado poucas mudanças e em algumas regiões quase nada muda.
A vontade de mudança tem de partir de todos e enquanto colocarmos nosso desejo de mudança na mão dos políticos que ficam cada vez mais ricos e desinteressados pela real necessidade do povo poucas são as metas que conseguiremos atingir.