ciencias sociais movimento feminista
Sociais, do curso de Psicologia, 2º semestre. Sob orientação da ProF
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1- Lei Maria da Penha
2.2- História da Comemoração do Dia Internacional da Mulher 8 de Março
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1 - INTRODUÇÃO
Ao longo das últimas décadas muitos foram os esforços, por parte das teóricas feministas, para buscar reverter as desigualdades de gênero. Com o aumento dos novos movimentos sociais, no final dos anos 60, o movimento feminista que havia conhecido um período intenso de refluxo, ganhou novo impulso a partir da reformulação de seus marcos teórico.
Uma das transformações ocorridas foi a mudança do discurso que proclamava a busca por igualdade para o reconhecimento das diferenças, movimento impulsionado a partir da entrada em cena do conceito de gênero, inicialmente empregado para designar os estudos a respeito das mulheres. Neste período, o objetivo passou a ser recontar a história sob uma ótica feminista, demonstrando que as mulheres também eram sujeitos históricos e estavam presentes no curso das transformações sociais.
Entretanto, como os movimentos sociais geralmente não são homogêneos, alguns teóricos insatisfeitos com a posição subalterna que as mulheres continuavam a desfrutar na sociedade, propuseram uma nova forma de pensar o conceito de gênero que, a partir de uma abordagem relacional, passou a ser utilizado para designar as relações entre homens e mulheres. Esse trabalho tem como objetivo mostrar o parâmetro entre os diversos movimentos feministas ao longo dos anos. O movimento feminista surgiu em 1848 e a partir de então deu origem a vários movimentos ate os dias de hoje.
Cada movimento feminista defende um tema