Ciencias políticas
Aluna: Isabelle do Espírito Santo Barreto.
Segundo Semestre, sala B. 1. A teoria da origem familiar, teoria da origem patrimonial e teoria da força.
A teoria da origem familiar fala que a humanidade deriva de um casal originário, pauta-se em cunho religioso.
A teoria patrimonial acredita que o Estado é uma instituição criada para zelar pela propriedade e relação patrimonial.
Já a teoria da força diz que a dominação dos mais fortes sobre os mais fracos originou o Estado.
2. A corrente naturalista é apoiada por Aristóteles e esta baseia-se na seguinte frase ‘O homem é naturalmente um animal político’, o que significa dizer que o homem naturalmente vive em sociedade, por dois instintos e necessidades de suprir suas vontades.
Já a teoria contratualista afirma que a sociedade provém de um acordo entre as partes, de um contrato afirmado entre indivíduos em prol de um objetivo comum.
3. Ditadura Militar. Ela foi instaurada devido a um golpe militar para combater o comunismo. Porém, esses militares impediam a livre expressão, outros partidos, executavam e torturavam seus opositores, não tinham livre imprensa e expulsavam vários artistas que eram contra a ditadura. Durante a época do nazismo e fascismo também ocorreu repressão aos indivíduos.
4. Na concepção de Kelsen, o ordenamento é um meio coercivo, e para o autor, o Estado é um ordenamento jurídico, se configurado como tal na medida de sua centralização.
5. Os elementos que compreendem a formação estatal são: Povo, Território e Soberania.
6. O Estado pode extinguir-se pela ausência, ou supressão de um dos elementos citados anteriormente, ou pelo desaparecimento espontâneo, exemplo deste: renúncia dos direitos de soberania, emigração, entre outros.
7. O território nada mais é do que a base geográfica do Estado, lembrado que este não se restringe apenas à área natural.
8. Sim, pelo fato de ser algo ligado ao sentimento.
9. Não.
10. O território