ciencias politica
Aluno: Silvana Alexandre da Silva
Matrícula: 01620001298
Disciplina: Ciência Política
Professor: João Eduardo
DIREITO – 2º Período
Data: 04/09/2013
1 – Diferencie Ciência Política e Teoria Geral do Estado.
A Teoria Geral do Estado busca fundamentar como se formou o Estado e o por que. Basta lembrarmos que nem sempre o Estado existiu e que isso ocorreu em determinado momento histórico, pois com a divisão social do trabalho, certas funções político-administrativas e militares acabaram sendo assumidas por um grupo específico de pessoas. Esse grupo passou a deter o poder de impor normas à vida coletiva. Assim teria surgido o governo, por meio do qual foi se desenvolvendo o Estado. Por isso a TGE (Teoria Geral do Estado) vai se debruçar nos estudos históricos da formação do Estado, começando pela formação das sociedades, as espécies de sociedades, por conceitos do que é nação e seus elementos, Estado e sua justificação, evolução e institucionalização do poder, conceito e natureza, componentes e formas de Estado, Formas de governo, entre tantos outros aspectos.
2 – Fale sobre os elementos que caracterizam uma sociedade.
Finalidade (ou valor social). Relaciona-se com a liberdade humana. O determinismo nega a possibilidade de escolha de finalidades e, portanto, é incompatível com a liberdade (ex.: socialismo científico). O finalismo aceita a possibilidade de escolha e, portanto, pressupõe a liberdade (ex.: contratualismo). A lição de Goffredo Telles Jr. sobre a liberdade (do monismo materialista à dualidade corpo-espírito). O bem comum como finalidade da sociedade humana (Dallari). Definição: “Bem comum é o conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana” ( João XXIII, Encíclica Pacem in Terris).
Manifestações de conjunto ordenadas. Não basta apenas a finalidade. Para que exista uma sociedade, é preciso haver também manifestações de conjunto ordenadas