Ciencias naturais
Considerando que um dos principais objetivos do ensino de Ciências é de formar cidadãos capazes de analisar as relações entre a Ciência, a tecnologia e a sociedade, com as produções científicas e tecnológicas, a educação escolar e o modelo socioeconômico de desenvolvimento precisam caminhar juntos para que sejam formadas responsabilidades individuais e coletivas nos alunos, por meio de práticas escolares que desenvolvam a autonomia, promova mudança de valores, praticas e atitudes, por meio de atividades que envolvam o diálogo, a argumentação e o convencimento e, desta forma, o aluno possa compreender o mundo e, portanto, fazer escolhas morais na sociedade.
No entanto este ensino não deve priorizar a formação de cientistas, mas estar voltado para a instrumentalização de informações que permitam a inclusão econômica e social de cidadãos solidários, justos, em defesa de uma transformação social, econômica e política e também capazes de analisar, questionar e compreender o mundo em que vivem, já que aprender é um processo comunicativo que se dá socialmente.
Para explicar como acontece a formação de conceitos pela criança, a vídeo-aula 2 começa diferenciando fatos de fenômenos naturais. Segundo ela, fatos são coisas sensoriais e interpretadas, muitas vezes, como fenômenos, porém os fenômenos não são observados são modelos intelectuais criados para explicar o que se percebe do mundo.
Por isso, pode-se dizer que o conhecimento ensinado na escola é diferente do conhecimento produzido pela ciência. O conhecimento oriundo da ciência, após ser produzido, passa por um processo de transposição didática até se transformar no saber da escola. É papel do professor transformar o saber a ensinar no saber a ser ensinado, pois ele é quem conhece a clientela, suas necessidades, como trabalhar, como gerenciar o tempo e o modo de ensinar sob a lógica da escola.
A partir daí o professor deve selecionar conceitos estruturantes (matéria, energia, transformação,