Ciencias Morfológicas
1) As funções atribuídas ao sistema urinário são: regular o volume e a composição de líquido extracelular, filtração do sangue para que possa excretar certas substâncias e reabsorção de outras.
2) As aminas reagem com o hidrogênio e formam a amônia, gás solúvel em água e também muito tóxico, e por este motivo deve ser eliminado do corpo ou mesmo convertido em compostos menos tóxicos, como a uréia e o ácido úrico.
3) A “filtragem” indica que há um seleção, e uma observação da organização, desde o nível celular até o tecidual, indicando que o rim é uma estrutura altamnete organizada para que essa seleção possa ser realizada.
4) O grau de especialização dos rins é necessário para a manutenção do equilíbrio, para manter a homeostase deve-se manter um equilíbrio entre a produção e/ou ingestão e eliminação de substâncias.
5) As funções dos rins são: filtração do plasma sanguíneo, produção da urina(uropoese), produção de renina(forma ative da vitamina D), sintetizar glicose e a eritropoetina.
6) A liberação de renina para a corrente sanguínea ocorre quando a pressão arterial cai a níveis muito baixos, então desencadeia-se e produção de angiotensina, que é uma substância vasoconstrictora, a angiotensina controla a secreção de aldosterona pelas suprarrenais, aumentando a reabsorção de água e sal pelos tubos renais. A renina causa alterações anatômicas e fisiológicas temporárias, colaborando para a manutenção a pressão arterial.
7) O rim está organizado anatomicamente: são de cor avermelhada, pesam em média 140g cada, possuem forma de feijão e estão situados na cavidade abdominal, ao lado da coluna vertebral, o rim direito é mais baixo que o esquerdo, são revestidos por uma fina bainha de tecido fibroso(cápsula fibrosa). Ao lado de fora a cápsula fibrosa tem grande quantidade de tecido adiposo, constituindo a cápsula adiposa, estas ajudam na proteção mecânica e filtração do rim na cavidade abdominal.
8) Macroscopicamente a organização