Ciencias humanas
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do corpo
As principais funções desse sistema são proteger, sustentar, armazenar os íons de cálcio e potássio, permitir o deslocamento do corpo, no todo ou em parte, e de produzir certas células do sangue. Os ossos em conjunto com os músculos são responsáveis pelo movimento, armazenamento e liberação de vários minerais no sangue, produção de células sanguíneas e reserva de energia.
No Sistema Muscular encontramos uma divisão dos músculos em lisos e estriados. Os lisos não fazem parte do aparelho locomotor porque são responsáveis pela formação de órgãos como o estômago, intestinos, artérias, veias, etc. Já os estriados fazem parte e se dividem em dois grupos: os cutâneos e os esqueléticos. Os cutâneos se prendem à pele e ao esqueleto e são responsáveis, por exemplo, pelas expressões do seu rosto. Os músculos esqueléticos são aqueles que ligam um osso a outro, ou seja, se prendem diretamente ao esqueleto. Desse modo, são eles os responsáveis pelos nossos movimentos.
Os ossos classificam-se em: Longo É aquele que apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. Exemplos são; fêmur, úmero, rádio, ulna e outros. Plano É o que apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Exemplos são; ossos do crânio, como o parietal, occipital, frontal e outros. Curto É aquele que apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos do carpo e do tarso são excelentes exemplos. Irregular Possui morfologia complexa. As vértebras e o osso temporal são exemplos. Pneumático Apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestida de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de seio.
Sesanoides Desenvolvem na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa de certas articulações. Principais problemas relacionados com o sistema esquelético: O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Encontramos