Ciencias humanas extas
São conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade.
O objetivo é o lugar ou cidade onde pretendemos chegar, são guias de direção que devidamente observados vão nos levar aos objetivos desejados , sem grandes problemas.
Órgãos Regulamentadores:
A emissão de pronunciamento sobre os Princípios de Contabilidade para orientação dos contadores no exercício da sua profissão teve início nos Estados Unidos, em 30 após a quebra da bolsa de NY, desde então houve a maior preocupação com a uniformização de “Princípios que pudessem dar embasamento às normas e regras contábeis”
Ibracom: participação para o início da normatização dos princípios contábeis, seu esforço constante foi no sentido de emitir pronunciamentos de interesse da classe.
CFC: pronuncia-se acerca dos princípios contábeis, com a tendência de aperfeiçoar a resolução que define os Princípios Fundamentais de Contabilidade de observância obrigatória no exercício da profissão.
Na abordagem da estrutura conceitual básica da contabilidade, os conceitos são tratados de forma hierarquizada: Postulados, Princípios propriamente ditos e Convenções, a argumentação utilizada pelo CFC para a não-aceitação deste enfoque é semelhante:
“Nos princípios científicos, jamais pode haver hierarquização formal, dado que eles são elementos predominantes na constituição de um corpo orgânico(...)
Resumo Capítulo 7
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade – A entidade e a continuidade O princípio da entidade: Por alguns autores, é considerado como um dos Postulados Ambientais da Contabilidade, este princípio é início de todo o encadeamento do raciocínio contábil e do arcabouço estrutural da disciplina.
A contabilidade e as entidades: A contabilidade é planejada, mantida e produz suas avaliações e demonstrações relativas às entidades , é nas entidades , por meio dos