ciencias dos materias
R- Em uma discordância aresta, existe uma distorção localizada da rede cristalina ao longo da extremidade de um semiplano adicional de átomos. Uma discordância espiral pode ser considerada como sendo resultante de uma distorção por cisalhamento; a sua linha da discordância passa através do centro de uma rampa espiralada de plano atômico.
2ª Descrever como a deformação plástica ocorre pelo movimento de discordâncias aresta e espiral em resposta a aplicações de tensões de cisalhamento.
R- A deformação plástica corresponde ao movimento de grandes números de discordâncias. Uma discordância aresta se move em resposta à aplicação de uma tensão de cisalhamento em uma direção perpendicular à sua linha, mecânica do movimento de uma discordância
O movimento de uma discordância espiral em resposta à aplicação de uma tensão de cisalhamento, a direção do movimento é perpendicular à direção da tensão. Para uma discordância aresta, o movimento é paralelo à tensão de cisalhamento. Contudo, a deformação plástica líquida ou global para os movimentos de ambos os tipos de discordâncias é a mesma.
3ª Definir sistema de escorregamento e citar um exemplo.
R- As discordâncias não se movem com o mesmo grau de facilidade sobre todos os planos cristalográficos de átomos e em todas as direções cristalográficas. Ordinariamente, existe um plano preferencial, e neste plano existem direções específicas ao longo das quais ocorre o movimento das discordâncias. Esse plano é chamado de plano de escorregamento; e analogamente, a direção do movimento é chamada de direção de escorregamento. Essa combinação do plano de escorregamento e da direção de escorregamento é conhecida por sistema de escorregamento.
EX. estrutura cristalina
4ª Descrever como a estrutura de um grão de um metal policristalino é alterado quando ela é submetida a deformação plástica.
R- A deformação plástica