Ciencias dos materiais
IFS-Instituto Federal de Sergipe
Aluna: Géssica Cavalcante Torres
Turma: 3ºIQUI-M
Professora: Tatiana
Aracaju, 07 de novembro de 2012
Os materiais a serem estudados destinam-sena grande maioria à construção de equipamentos de processos das indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas e correlatas.
Como é um estudo de materiais utilizados na fabricação de equipamentos de processo industriais, então, ela se torna uma lacuna feita dentro da Ciência dos Materiais, que é fundamentalmente mais abrangente e menos específica.
A Ciência dos Materiais teve um desenvolvimento histórico bastante acentuado nas recentes décadas, mas seu início ocorreu quando o homem preparou qualquer ferramenta ou utensílio usado para atender suas necessidades de sobrevivência natural.
Alguns tipos de exemplos no mundo de novos materiais:
*Uma equipa de engenheiros da cidade industrial de Stockton-on-Tees, na Inglaterra, anunciou que conseguiu desenvolver gasolina a partir do ar e já produziu cinco litros, desde agosto passado, apesar de ter utilizado energia elétrica mas que pode ser uma fonte 100% renovável.O sistema de produção é a partir de dióxido de carbono e vapor de água e, além disso, a extração o dióxido de carbono do ar irá reduzir o efeito estufa, controlando o aquecimento global. 2012-11-06
*Foi desenvolvido em Espanha um novo catalisador que permite a transformação de dióxido de carbono (CO2) em produtos orgânicos aptos para terem utilização industrial.
Os catalisadores são substâncias que aceleram as reacções químicas sem alterar a sua composição. O catalisador desenvolvido neste trabalho, baseado num complexo de irídio, converte de forma selectiva o CO2 em formiatos de silício, derivados de ácido metanóico que contêm silício.
Este ácido tem muitas aplicações na indústria química , na agricultura, na indústria dos alimentos e no fabrico de produtos de couro. O formiato de silício utiliza-se na produção de polímeros de