Ciencias do ambiente
Ambiente
unos:
Engenharia de Alimentos
5 MANEIRAS/CRIAÇÕES
UTILIZADAS NA ENGENHARIA
DE ALIMENTOS QUE REDUZEM
IMPACTOS AMBIENTAIS
Introdução
A capacidade do ser humano de alterar a natureza cresceu muito. Com o passar dos anos, foram criados milhares de materiais sintéticos que, na sua maioria, não entram no ciclo da natureza, acumulando-se no meio ambiente. Muitos demoram centenas de anos para se decompor, outros simplesmente não se decompõem.
A indústria também é uma das maiores vilãs da poluição mundial. Isso porque as fábricas jogam na atmosfera uma quantidade incalculável de gases e resíduos, o que é muito prejudicial ao meio ambiente.
Sendo assim, trataremos de maneiras que industrias alimentícias adotaram para reduzir impactos ambientais.
Garrafa eco
• A garrafa Eco, que utiliza 20% menos PET que as versões anteriores e até 30% do PET feito a partir da cana de açúcar.
• A garrafa Eco, pode ser torcida pelo consumidor diminuindo assim em 37% o volume que ela ocupa, o que facilita bastante o transporte e a reciclagem.
• Reduz o impacto ambiental quando comparado ao plástico produzido do petróleo; de outro lado, ao reduzir o volume e o peso das embalagens após o uso, causa uma menor emissão de carbono e um menor impacto sobre o aquecimento global.
Garrafa eco
Reutilização do óleo para criação do biodiesel •
A produção de biocombustível é realizada em ciclo fechado, graças a uma iniciativa do
McDonald's, maior cadeia de fast food do mundo.
•
Há a diminuição de 26% das emissões de gás carbônico na cadeia de abastecimento dos restaurantes, destinação segura para o óleo e contribuição para a melhoria da qualidade do ar.
•
Estima-se que o projeto possa reduzir em até
40% a necessidade de compras de diesel da companhia. “Esse é o nosso Proálcool, e possivelmente o exportaremos para a matriz, nos
Estados Unidos”.
Reutilização do óleo para criação do
biodiesel