Ciencias do Ambiente
Engenharia Civil
Ciencias do Ambiente
Saída de Campo: Fercal
Brasília, Terça-feira, 04 de junho de 2013.
Introdução
Toda construção civil, irá gerar pequenas ou grandes quantidades de resíduos sólidos de construção e demolição (RSCD). Na cidade de São Paulo, são gerados 6 milhões de toneladas de RSCD por ano, a quantidade de resíduos gerados pelo setor tem crescido bastante, o que gera a necessidade de se buscar alternativas para reduzir a geração e o acúmulo desses resíduos. A principal forma de reciclagem de RSCD consiste na moagem do resíduo e sua posterior utilização na confecção de concretos ou argamassas . Os resíduos sólidos de construção e demolição podem ser diferenciados por quatro tipos, resíduos classe A, B, C e D.
Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, podem ser de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, alguns são: entulhos de concreto e argamassa, pedra britada, telhas, cerâmicas.
Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, como: plásticos, papel de embalagens ou papelão, metais, vidros, madeiras e outros.
Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem, tais como os gessos, lixas, estopa, massa de vidro e outros.
Classe D - são os resíduos perigosos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.
Esses resíduos deverão ser levados para umas das 7 ATTR (área de transbordo ,triagem e reciclagem) que faram o papel de receber o material , separar adequadamente e fazer a moagem dos resíduos. Passando pelo seguinte processo: O caminhão deve passar por um arco na entrada da ATTR