Patologia
A fibrose do termo descreve a revelação do tecido conjuntivo fibroso adicional como uma resposta reparative a ferimento ou a dano.Este processo pode ser patológico, reactivo ou benigno. A fibrose pode referir o depósito do tecido conjuntivo que ocorre como parte da cura normal assim como do depósito adicional do tecido que ocorre como um processo patológico.
A inflamação pode ser aguda ou crônica, a última pode durar semanas, meses ou anos, enquanto a inflamação aguda tem curta duração, horas ou dias. A inflamação aguda pode ser caracterizada pela presença maciça de neutrófilos, enquanto a crônica pela presença de células do sistema adaptativo, onde há formação de fibrose. A aguda é caracterizada pelos fenômenos vasculares e exsudativos enquanto a inflamação crônica é caracterizada pelos fenômenos proliferativos com formação de fibrose.
A inflamação são alterações morfofisiológicas que acontece no tecido que permite o recrutamento de células e moléculas sistema do complemento para eliminar o agente agressor, a fim de conter aquele sitio evitando espalhamento do dano. Devido, principalmente ao processo inflamatório, o organismo humano é capaz de reparar um tecido que tenha sido necrosado, seja por trauma, infecção ou incisão cirúrgica. O reparo tecidual pode ser por regeneração, onde há recuperação exatamente igual das células e a forma que a matrizextracelular possuía anteriormente ou pelo processo de cicatrização, onde na há recuperação tecidual igual a que possuía anteriormente, principalmente em relação a MEC. No processo de cicatrização o organismo desenvolve a fibrose, que á a substituição do parênquima por grande concentrado de fibras de colágeno. Com isso o tecido tem uma função mais de estroma do que sua função original, ou seja, está voltado para mecânicado tecido do que a organização funcional. A fibrose também é conhecida também como cicatriz sendo este termo mais utilizado nas fibroses de superfície de revestimento, como as