Sexualidade na Adolescência
A adolescência é um período da vida humana caracterizado pela transição entre a infância e a idade adulta. Nessa fase da vida, ocorre a puberdade (10 e 13 anos - entre as meninas e 12 e 14 - no caso dos meninos), que é um período caracterizado pelo desenvolvimento físico e mental do ser humano, quando se torna capacitado para reproduzir, atingindo sua maturação sexual.
Juntamente com os pêlos, a mudança da voz, o aumento da estatura, a primeira ejaculação e o crescimento dos órgãos genitais para os meninos, a primeira menstruação e o crescimento dos seios para as meninas (algumas características sexuais secundárias) e a enorme quantidade de alterações emocionais, a puberdade também vem acompanhada de outras mudanças, normalmente, como o despertar do desejo sexual.
(Puberal de Tunner: estágios de desenvolvimento das características sexuais secundárias.)
Todo esse desenvolvimento corpóreo ocorre em razão da ação endócrina, mais especificamente em razão da atuação de hormônios hipotalâmicas, liberando fatores hormonais gonadotróficos que fazem o desencadeamento da síntese de hormônios hipofisários, que são o FSH, hormônio folículo estimulante (estimula a produção de espermatozóides) e o hormônio luteinizante (LH) e estes, por sua vez, estimulam as glândulas sexuais a produzirem testosterona nos testículos (gônada masculina) e o estrogênio e a progesterona nos ovários (gônada feminina). Dos hormônios sexuais masculinos (andrógenos), o mais conhecido é a testosterona, que é o hormônio responsável pelo comportamento sexual masculino e o desenvolvimento de suas características sexuais masculinas (surgimento de pelos nos púbis, nas axilas e no peito, aumento dos testículos e do pênis, crescimento da barba, voz grossa, ombros mais largos, aumento da massa muscular, início da produção de espermatozoides e aumento do peso e da estatura.), ele estimula o desejo sexual, sua libido, e também a agressividade. Também está