Ciencias do ambiente
* É o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho etc. * Biocombustíveis são fontes de energia.
Tipos de Biocombustível
•Bioetanol •Biodiesel •Biogás •Biometanol •Bioeter •Óleo vegetal
Biocombustíveis mais Utilizados * Álcool ou Etanol: Desenvolvido a partir da cana-de-açúcar, passou a ser usado em grande escala em 1983. Etanol ou álcool etílico é um líquido incolor, inflamável e de odor característico. É composto por moléculas com um grupo de hidroxila ligadas a um de carbono. É miscível em água e em outros compostos orgânicos. Sua maior produção está na cidade de São Paulo, onde terras que cultivavam produtos alimentícios foram ocupadas pelos canaviais.
Biodiesel: Desenvolvido a partir de fontes renováveis de energia livre de enxofre. É produzido pelas sementes da mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, soja e pela beterraba. O biodiesel é um ótimo lubrificante, aumenta a qualidade do motor, possui baixo risco de explosão, não libera resíduos no motor, aceita misturas com o diesel, absorve menor quantidade de oxigênio, é constituído por carbono neutro capturado pelas plantas, é econômico e gera empregos nas áreas rurais e urbanas.
Vantagens do Biocombustível
* Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global); * No caso específico do Brasil, há grandes áreas para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis; * Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades); * Menor investimento financeiro em