Ciencias da computação
Profª Josirene Pacheco da Costa
ÉTICA – necessidade do estudo
Crise moral = perda de valores: violência, exclusão, egoísmo, indiferença ao semelhante.
De nada vale reconhecer a dignidade da pessoa, se a conduta pessoal não se pautar por ela.
O papel da ÉTICA é o de recompor o referencial de valores básicos de orientação do comportamento, que atualmente encontram-se perdidos.
Conceito
Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio.
O objeto da Ética é a MORAL. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A expressão MORAL deriva da palavra romana mores, com o sentido de costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática.
ÉTICA – Objeto:
MORALIDADE POSITIVA =
"o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem ".
ÉTICA x MORAL
Etimologia = ta êthé (em grego = os costumes) e mores (em latim = hábitos) : se o termo "ética" é de origem grega e o moral, de origem latina, ambos remetem a conteúdos vizinhos.
A distinção mais compreensível entre ambas seria que a ética reveste conteúdo mais teórico do que a moral.
A ética é mais direcionada a uma reflexão sobre os fundamentos do que a moral, de sentido mais pragmático. O que designaria a ética seria não apenas uma moral, conjunto de regras próprias de uma cultura, mas uma verdadeira "metamoral", uma doutrina situada além da moral. Daí a primazia da ética sobre a moral: a ética é desconstrutora e fundadora, enunciadora de princípios ou de fundamentos.
ÉTICA e conduta
A ética é uma disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobri-las e discuti-las.
Mostra às pessoas os valores e princípios que devem nortear sua existência, aprimorando e desenvolvendo seu sentido moral e influenciando na conduta
Valores do bom = Alicerce do conjunto de normas éticas.
Dever =