Anos 1850: Varnhagen
O elogio da colonização portuguesa
Varnhagem, "Heródoto do Brasil"
Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-78) é considerado o "Heródoto brasileiro", portanto o fundador da história do Brasil. (Pg. 23)
Foi somente nos anos 1850, com Vanhagen, que surgiu a obra de história do Brasil independente mais completa, confiável, documentada, crítica, com posições explicitas: a História Geral do Brasil. [...] A história geral do Brasil foi possível porque as condições históricas do Brasil, o processo da independência politica e a constituição do Estado nacional amadureceram nos anos 1850. E foi no interior desse processo que ocorreu a outra condição favorável ao surgimento da obra de Varnhagen: a institucionalização da reflexão e da pesquisa histórica no IHGB. (Pg.23 e 24)
Varnhagen era filho de um oficial alemão, engenheiro metalúrgico que trabalhara no Brasil, e de um portuguesa[...] Ele residiu em Portugal desde os seis anos de idade. sua formação, em Lisboa, foi mais militar, técnica e matemática. Mas estudou também paleografia, diplomática e economia política. (Pg. 24)
Em 1841, adotou a nacionalidade brasileira, logo após a confirmação antecipada de d. Pedro II no trono brasileiro. Ele quis assessorar o jovem imperador na construção da identidade do seu império, que lhe garantiria unidade e longevidade. (Pg.25)
Varnhagen, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e Karl Philipp Von Martius
O imperador foi protetor de Varnhagen, oferecendo-lhe os recursos para a sua obra[...] em1838/39, pouco antes de ocupar antecipadamente o trono, fora criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, que foi de uma importância capital para a constituição da história brasileira.[...] o imperador precisava dos historiadores para legitimar-se no poder. A nação recém-independente precisava de um passado do qual pudesse se orgulhar e que lhe permitisse avançar com confiança para o futuro. (Pg.25)
O novo país precisava reconhecer-se geograficamente