Ciencias contábeis
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O orçamento empresarial tem ampliado o seu alcance no ambiente da empresa. Muitos empresários e contadores começaram a vê-lo como uma ferramenta que auxilia as empresas a planejarem e controlarem suas atividades, de forma que facilite a sua tomada de decisão.
No cenário atual, a concorrência acirrada, tem dificultado a sobrevivência das empresas, principalmente as micro e pequenas empresas. As médias e grandes empresas, no geral, contam com auxílio de contadores, administradores e até consultores comprometidos e preparados para enfrentar tais dificuldades. Nas micro e pequenas empresas, no entanto, têm controles muito rudimentares, ou muitas vezes nem sabem a real situação da sua empresa. Nesses casos, existe uma certa deficiência em noções e meios de planejar e controlar suas atividades.
Dessa forma, o orçamento empresarial, apresenta-se como uma ferramenta muito importante, disponível para todo o tipo de empresa, para ser utilizada no auxílio do planejamento, controle e tomada de decisões nas entidades.
Neste intuito, serão feitas algumas considerações acerca de planejamento, controle e, principalmente, sobre orçamento empresarial, demonstrando, entre outras coisas, os diversos modelos, que podem ser empregados nas mais diversas situações. Serão demonstrados os pontos positivos de tal ferramenta, as formas como pode ser apresentado, as questões tributárias relacionadas a tal assunto, e ainda, as principais demonstrações financeiras que devem ser formuladas pela empresa, como Demonstração do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial e Demonstração do Fluxo de Caixa.
DESENVOLVIMENTO
As organizações, principalmente as médias e grandes, não trabalham por meio de improvisação. Quase tudo é planejado antecipadamente. Assim, as