Ciencias BWR
Como medir a intensidade de uma força? Como construir um aparelho para fazer essa medida?
Na realidade existem vários processos de medida de força. Por enquanto , vamos considerar um processo que pode ser usado em alguns casos , baseado na deformação que uma força pode produzir em uma mola.
Adaptando á mola uma escala , obtemos um aparelho para medir intensidades de força cujo nome é dinamômetro.
A SEGUNDA LEI DE NEWTON
A primeira Lei De Newton nos informa o comportamento de um corpo na ausência de forças.Mas o que acontece quando um corpo está sob a ação de forças? Para responder a essa questão , Newton elaborou sua segunda lei. Um enunciado simplificado dessa lei é:
Sendo F(ESSE F É COM UMA CETA EM CIMA) a resultante de todas as forças que atuam em um corpo , este deve ter uma aceleração a(ESSE A É COM A CETA EM CIMA), proporcional a F(COM A CETA EM CIMA), isto é :
F(COM A CETA EM CIMA)= m.a(COM A CETA EM CIMA) onde a constante de proporcionalidade M é a massa do corpo.
Vamos observar alguns aspectos importantes dessa lei:
* O efeito da força é produzir aceleração.
* A força é uma grandeza vetorial. Assim, se houver varias forças atuando sobre um corpo, determinamos a resultante F(COM A MESMA CETA) dessas forças e é essa resultante que entra na equação F = m.a para obtermos a aceleração.
*A força resultante é nula (F=0) (OBS TODOS OS F e este 0 É COM A CETA EM CIMA). Mas sabemos que, se a aceleração vetorial é nula , o corpo deve estar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme: isto é, caímos no caso da Lei da Inércia. Tudo se passa como se não houvesse forças atuando no corpo.
Exemplos:
A figura abaixo representa a situação em que um bloco de massa m = 6 kg é puxado sobre uma mesa perfeitamente lisa . Observe que o dinamômetro assinala 3 N. Desprezando a resistência do ar, vamos calcular a aceleração adquirida pelo bloco sob o efeito dessa força.
Resolução
Supondo que não haja atrito com a