Ciencias Ambientas
Com o desenvolvimento humano, cada vez mais impactos têm acontecido ao planeta, e cabe a nós, medirmos o quanto eles tem afetado à biodiversidade e equilibrarmos isso, para que possamos viver de uma forma mais “ideal”, tendo um maior equilíbrio entre impacto e desenvolvimento.
-12700230187500Após esse maior desenvolvimento humano, somado a um forte impacto causado às florestas, um conceito prático-cientifico foi criado e aplicado às florestas próximas às regiões urbanas, chamado corredores ecológicos, que não são nada mais do que faixas vegetais, que tem a função de separar amontoados de florestais de locais de atividades urbanas: estradas, cidades, locais de agricultura, dentre outros e . Esses corredores ecológicos tem a função de separar áreas urbanas, ou de transito populacional, de áreas florestais, reduzindo ou prevenindo a fragmentação das florestas, salvo casos de povos nativos (indígenas), uma vez que o corredor ecológico é um território protegido.
Atualmente, no Brasil eles têm ganho grande importância ambiental, pois apesar de ser controverso por ser pouco estudado, ele tem sido fundamental para o desenvolvimento de varias espécies animais, as quais interagem entre si, fazendo dessa forma com que haja uma maior interação genética. Em todo o território brasileiro, as localidades principais relacionadas aos corredores ecológicos, são: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, e Amazônia, e o responsável maior por toda esse emaranhado de corredores, é o IBAMA. Sendo ele o responsável, cabe a ele policiar e analisar de que forma esses corredores trarão ou não impactos a outros ambientes.
Seus objetivos no Brasil - em