Educação Ciencia e tecnologia - Fase 1
Vídeo como Conteúdo de Ensino
Trabalho da UTA
Educação, Ciência e Tecnologia – Fase 1,
Tutora: Rosa Margarida Mai de Lima
Polo de Educação a Distancia
Uninter - Arroio do Tigre
Aluna: Bianca Oliveira dos Santos
Trabalho da UTA
Educação, Ciência e Tecnologia.
Fase 1
Curso Graduação a distância de Pedagogia
Polo de apoio Arroio do Tigre - RS
O vídeo como conteúdo de ensino
A chegada dos meios de comunicação como a TV, o vídeo e o DVD na escola, proporcionou ao educador e educando, além de fontes de informação, a possibilidade de incorporar e produzir novas ações e descobertas na construção do conhecimento na escola.
Essas mídias integradas em sala de aula passam a exercer um papel importante no trabalho dos educadores, se tornando um novo desafio, que podem ou não produzir os resultados esperado. Cada vez mais, os recursos midiáticos invadem o cotidiano escolar, principalmente a TV e o vídeo, o que falta verdadeiramente aos membros escolares é habilidades para utilizá-los de modo satisfatório. Alguns alunos e educadores ainda consideram que o uso da TV e do vídeo na sala de aula serve somente para descanso, passatempo. É preciso modificar essa postura e expectativas em relação ao seu uso, é preciso tomar consciência que o uso desses instrumentos na sala de aula se utilizados corretamente proporcionará aulas dinâmicas e significativas.
Algumas soluções propostas para o bom uso do vídeo na sala de aula
Dar as explicações iniciais ao aluno sobre aquilo que vai assistir para ambientá-lo nas situações, prepará-lo para a exibição. Dizer o tipo de material, por exemplo, ou a região á qual pertence, dar alguma referência de tempo (época, ano, duração, etc.). É importante manter-se imparcial antes da exibição Dar as explicações iniciais ao aluno sobre aquilo que vai assistir para