CIENCIA
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(es)
ARYADNE GABRIELLE SAMPAIO
Co-Autor(es)
CAMILA FERNANDA TONUSSI
HELENICE MARIA MORAES ROSSETTO
Orientador(es)
MÁRCIA APARECIDA LIMA VIEIRA
1. Introdução
No universo infantil, o interesse pelo brincar é constante, pois toda criança tem a necessidade da brincadeira como parte integrante de seu processo de vida, ou seja, é através do ato de brincar que a criança se prepara para a vida, compreendendo a cultura do meio em que vive , buscando sempre se integrar às condições que o mundo lhe oferece. Portanto é brincando que a criança aprende aquilo que ninguém pode lhe ensinar.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre a ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem, e ainda a importância desta ludicidade nas intervenções e prevenções de problemas de aprendizagem.
Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar a importância do brincar e do lúdico para o processo de alfabetização, pois segundo os autores pesquisados, este é um assunto fundamental quando se trata de crianças no processo de alfabetização.
2. Objetivos
Apresentar alguns questionamentos sobre a importância do brincar e do lúdico e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem, sobretudo, contribuindo para um aumento de conhecimento.
3. Desenvolvimento
Falar sobre o brincar parece coisa fácil, no entanto, não é bem assim. Muitos autores, filósofos, educadores e psicólogos, vêm explicando, o que o brincar tem significado ao longo da história. Seja uma criança ou um adulto, todos já