Ciencia
1.1 – Objetivos:
O objetivo deste trabalho é realizar um estudo comparativo de custos entre as estruturas industrializadas (pré-moldado e pré-fabricado) Vs estruturas convencionais para edificações de múltiplos pavimentos na região de Belém – PA. Pretendendo com isso divulgar os resultados obtidos e ajudar nas decisões referentes à utilização ou não de um modelo estrutural particular.
1.1.1 – Objetivo Especifico:
Realizar para as soluções adotadas uma breve revisão bibliográfica, descrevendo-se as principais características de cada, também como apontar as suas vantagens e desvantagens.
Analisar quantitativamente os materiais empregados, verificando-se volumes de forma, concreto e aço para os diferentes modelos estruturais.
Desenvolver uma análise qualitativa dos processos construtivos, comparando-se o tempo de execução, a qualidade, número de empregados etc.
Estabelecer relações entre custo unitários de alguns insumos e serviços, para os sistemas estruturais adotados e analisa-los comparativamente;
Apresentar resultados que possibilitem uma estimativa de custos aos profissionais da construção civil, para servir de referência na tomada de decisões por um modelo estrutural a ser adotado.
1.2 – Justificativa
2 – Conceitos Básicos e Revisão Bibliográfica
2.1 – Pré-Moldados
2.2 - Pré-Fabricados
2.3 – Convencionais
2.4 - Processo Executivo
Estudo de Caso (Escolha de algum edifício exemplo)
Sistema Estrutural convencional com Lajes maciças
Sistema Estrutural com Lajes Alveolares Protendida
Critérios para o cálculo dos custos
Analise dos resultados e custos
Custo Unitários
Comparativo de custos totais
Considerações Finais