ciencia
As estruturas de controle de são fundamentais para qualquer linguagem de programação. Sem elas não haveria uma maneira do programa ser executado: de cima para baixo comando por comando. Não haveria condições, repetições ou saltos. A linguagem C possui diversos comandos de controle de fluxo. É possível resolver todos os problemas sem utilizar todas elas, mas devemos nos lembrar de que a elegância e facilidade de entendimento de um programa dependem do uso correto das estruturas no local certo.
if (condição) declaração;
A expressão, na condição, será avaliada. Se ela for zero, a declaração não será executada. Se a condição for diferente de zero a declaração será executada.
O else
Podemos pensar no comando else como sendo um complemento do comando if. O comando if completo tem a seguinte forma geral: if (condição) declaração_1; else declaração_2; A expressão da condição será avaliada. Se ela for diferente de zero a declaração 1 será executada. Se for zero a declaração 2 será executada. É importante nunca esquecer que, quando usamos a estrutura if-else, estamos garantindo que uma das duas declarações será executada. Nunca serão executadas as duas ou nenhuma delas.
O if-else-if
A estrutura if-else-if é apenas uma extensão da estrutura if-else. Sua forma geral pode ser escrita como sendo: if (condição_1) declaração_1; else if (condição_2) declaração_2; else if (condição_3) declaração_3;
.
.
.
else if (condição_n) declaração_n; else declaração_default;
A estrutura acima funciona da seguinte maneira: o programa começa a testar as condições começando pela 1 e continua a testar até que ele ache uma expressão cujo resultado dá diferente de zero. Neste caso ele executa a declaração correspondente. Só uma declaração será executada, ou seja, só será executada a declaração equivalente á primeira condição que der diferente de zero. A ultima declaração