Ciencia e tecnologia
Texto1: Ciência e Tecnologia: Transformando a relação do ser humano com o mundo.
Inicialmente o desenvolvimento tecnológico foi valorizado positivamente por ser considerada do progresso e bem-estar-social. A ciência ao longo dos anos vem ganhando importância. Embora ela exista desde os primórdios da civilização, a ciência não era essencial para qualquer finalidade técnica até o século XVI, quando se tornou indispensável à navegação o avanço científico e tecnológico possibilitou a Revolução Industrial.
Carvalho (1997, p.73) ainda acrescenta: “Esta é uma das razões do ‘sucesso’ do capitalismo que vem transformando definitivamente a vida humanas sobre a face da Terra, criando novas relações sociais e culturais e associados a elas, novos atores sociais que passarão a viver contradições específicas de uma sociedade de classes”. Entretanto, a autora lembra que não foi toda a humanidade que se incorporou ao sistema capitalista. Existem povos de diferentes partes do planeta que seguiram outro caminho histórico, de forma que a sociedade mercantil capitalista, com base no desenvolvimento tecnológico, não é a única possibilidade de organização social criada pela superação, como já aconteceu no passado com outras formações sociais. Entretanto, não se pode negar que o desenvolvimento tecnológico é um processo irreversível para as pessoas que o vivenciam.
Tradicionalmente, a ciência é vista como um empreendimento autônomo, objetivo e neutro baseado na aplicação de um código de racionalidade alheio a qualquer tipo de interferência externa. O desenvolvimento científico é concebido como um processo regulado por um rígido código de racionalidade autônomo em relação a condicionantes externos, tais como: sociais, políticos, psicológicos, entre outros, em que, nas situações de incertezas, apela-se para algum critério metafísico objetivo, valorizando a simplicidade, o poder preditivo, da fertilidade teórica e do poder explicativo sendo o desenvolvimento