Ciencia e espiritismo
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geeu/o-para...
Quimis - Empresa Nacional
Filosofia Espírita
Curso de Direito em DVD
Fabricante de Aparelhos C ientíficos cerca de 450 equipamentos na linha. w w w .quimis.com.br
Livros imperdíveis de Herculano Pires sobre Filosofia Espírita. w w w .editorapaideia.com.br
Metodologia Juridica C urso de Direito completo - 11 DVDs w w w .brasilC oncursos.com
M apa d o Site | P esq uisa no Site
Portal do Espírito
O paradigma espírita
Silvio Seno Chibeni
Resumo:
Este trabalho indica as linhas gerais da visão kuhniana de ciência, em contraste com as concepções anteriores. Depois, argumenta que a Doutrina Espírita constitui um paradigma científico, no sentido apontado por Kuhn, sendo, portanto, genuinamente científica. O criador do paradigma foi Allan Kardec. Diante da tradição de ciência normal estabelecida pelo paradigma kardequiano, que prossegue com grande sucesso até nossos dias, transparece a inadequação das tentativas de se iniciarem outros paradigmas (metapsíquica, parapsicologia, etc.).
1. Introdução
Muito se tem discutido nos meios espíritas a questão da cientificidade do Espiritismo.
Embora Allan Kardec a tenha abordado de forma precisa e completa, alegam alguns que desenvolvimentos recentes na ciência e em linhas não-espíritas de pesquisa dos fenômenos a que chamam "paranormais" trouxeram novidades ao palco dos debates.
Neste trabalho procuraremos investigar o aspecto científico do Espiritismo e a alegação acima, recorrendo à filosofia da ciência contemporânea, e, mais especificamente, aos estudos do filósofo americano Thomas Kuhn.
A filosofia da ciência é o ramo da filosofia que se ocupa da análise do conhecimento científico: seus fundamentos, sua abrangência, sua especificidade, sua evolução. De maior relevância para os nossos presentes propósitos é a questão do chamado critério de demarcação e ntre ciência e não-ciência, ou