O espiritismo e a ciência da religião
Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 03 de outubro de 1804 – Paris, 31 de março de 1869), foi educador, escritor, tradutor francês e o líder fundador do Espiritismo sob o pseudônimo de Allan Kardec.
Os espíritas tomaram oficialmente a data de 31 de março de 1848 e Hydesville, como data e local da fundação da Doutrina Espírita ou Espiritismo, devido ao Fenômeno de Hydesville, em que duas crianças conversaram, através de pancadas, com um espírito já desencarnado.
Os cincos princípios fundamentais do Espiritismo são: Existência do Espírito e sua sobrevivência após a morte; Reencarnação (Todos os seres humanos são espíritos reencarnados na Terra para evoluir); Lei de causa e efeito (a falta de experiência e a ignorância induzem os espíritos aos erros, mas a lei da causa e efeito obrigará esses espíritos a reparar seus erros para voltar ao bem); Comunicação entre o mundo material e espiritual (mediunidade: todos os seres humanos são médiuns em diferentes graus, ou seja, são dotados de dom para ouvir, ver, sentir, sonhar ou incorporar espíritos); Evolução progressiva dos Espíritos.
O Espiritismo está alicerçado em três pilares: Doutrina, Filosofia e Religião.
Doutrina, porque informa as razões da vida, dos acontecimentos e os porquês; quem somos de onde viemos e para onde vamos.
Filosofia, porque explica todos os fatos de maneira que possam ser entendidos, analisados, estudados de forma consciente e raciocinados por todos.
Religião, porque ensina de forma bastante clara, objetivando o entendimento de forma racional, deixando que cada ser humano, tire as próprias conclusões, permitindo que as ações e comportamento sejam livres, pois nada proíbe. Tudo é permitido, mas cada um deve entender que nem tudo é lícito.
A Bíblia do Caminho é uma compilação de todas as obras de Allan Kardec e de Francisco Cândido Xavier e uma versão completa do Antigo e Novo Testamento, sendo todos os livros e textos inter-relacionados através de um Índice temático.
No