Ciencia Tecnologia e Meio Ambiente
Ciência e tecnologia são pilares de nossa sociedade. O desenvolvimento econômico e social da humanidade está baseado nelas.
Entretanto, aquilo que conhecemos hoje foi construído ao longo da história com erros e acertos, com base em teorias que mais tarde se mostraram erradas e com tecnologias que, muitas vezes, nasceram mais da inventividade e perseverança de inventores que de um conjunto sistematizado de ideias.
Nesta Unidade estudaremos de que maneira o homem foi, ao longo do tempo, conhecendo e modificando o mundo em que vive. Estamos também interessados em entender de que forma esse conhecimento evoluiu até transformar-se naquilo que chamamos hoje de Ciência e como o uso dessa ciência – na forma de Tecnologia – permitiu o domínio e a modificação (e, até certo ponto, a destruição) desse mundo.
1.1 O Universo em que vivemos
Em geral, todas as civilizações desenvolveram sua cosmogonia, indicando a origem e constituição do Universo. Algumas delas são:
6
CURIOSIDADE
O nome BIG BANG foi cunhado pelo astrônomo inglês Fred Hoyle, em 1949, durante um programa de rádio da BBC, para divulgação científica. Hoyle pertencia ao grupo de cientistas que não acreditava na teoria do Big Bang, e que defendia outra visão para a origem do Universo. Segundo alguns, a expressão BIG BANG foi usada por Hoyle de forma depreciativa (o que ele negou posteriormente), já que não acreditava na teoria.
1) a Teogonia, obra do poeta grego Hesíodo (séc. VIII a.C.), que conta o nascimento dos deuses gregos e a origem do mundo;
2) o mito hindu, segundo o qual o mundo é sustentado por quatro elefantes gigantes que repousam, por sua vez, sobre o casco de uma tartaruga;
3) a descrição judaico-cristã, apresentada no livro do Gênesis, segundo o qual o mundo foi criado em seis dias por uma divindade onipotente (Deus ou Javé).
À parte dessas narrativas, a ciência tem desenvolvido explicações para a origem, a constituição e a evolução do universo. A teoria