Ciencia e Tecnologia x Meio Ambiente
Não é possível dizer se foi de modo intencional ou não do professor abordar juntamente os temas: Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. Observa-se que entre ambos os temas, seqüencialmente, na Constituição Federal aparece o tema “Comunicação Social”. Diante desta, abordamos sobre tais assuntos os extremos pensamentos políticos e constitucionais, expondo seus objetivos totalmente distintos em sua natureza e âmbitos de atuação. Contudo é inegável a relação e interferência entre ambos. Observa-se o seguinte ciclo:
Ciência e tecnologia Matéria Prima exploração do M.A Degradação da sobrevivência
(Década de 60)
Com efeito ao ciclo supracitado, observava-se a falta de conceitos e políticas publicas para regulamentação, equilíbrio e reparação dos danos causados ao meio ambiente oriundos do avanço da Ciência e Tecnologia. Com isso, bem como avançaram os estudos sobre a Ciência e Tecnologia e suas Inovações, conseqüentemente avançaram-se paralelamente os estudos científicos aos impactos ambientais e os instrumentos regulamentadores de equilíbrio entre ambos.
Observa-se atualmente este modelo:
Ciência e tecnologia Matéria Prima exploração do M.A Instrumentos regulamentadores Degradação da sobrevivência EQUILIBRIO Em 1987 a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas apresentou o relatório “Brundland” que definiu o desenvolvimento sustentável como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações. (Artigo 225, caput da Constituição Federal de 88).
Ciência e Tecnologia A Ciência é o resultado da conexão lógica das idéias e ações