ciencia pollitica
1) O que Weber quer dizer com "desencantamento" do mundo (despojar de magia o mundo)?
R.- Quer dizer que, todos nós podemos atingir nossas metas e objetivos sem nenhum mistério, basta querermos, acreditarmos e traçarmos planos para que isto ocorra. Na opinião dele, não existe nenhum poder misterioso e imprevisível que, interferisse no curso de nossa vida; somente o que teríamos que fazer;- seria recorrer aos técnicos e à previsão e aos meios para atingi-los. Na opinião de Max Weber, tudo tem uma explicação lógica e racional.
2) Como ocorre o "desencantamento" mencionado por Weber no processo de "intelectualização"? Quais são as principais conseqüências deste processo?
R. 2. a - "Desencantamento":
O progresso científico é um fragmento, o mais importante indubitavelmente, do processo de intelectualização a que estamos submetidos desde milênios e relativamente ao qual algumas pessoas adotam, em nossos dias, posição estranhamente negativa.
A intelectualização e a racionalização crescente não equivale portanto a um conhecimento geral crescente acerca das condições em que vivemos. Este processo de desencantamento realizado ao longo dos milênios da civilização ocidental e em termos mais gerais, esse "progresso" do qual participa a ciência como elemento e motor, tem significação que ultrapasse essa pura prática e essa pura técnica?. Segundo "Leon Tolstói" suas meditações cristalizou-se ao redor do Tema: a morte é o ou não é um acontecimento que encerra sentido? Sua resposta é a de que, para um homem civilizado, aquele sentido não existe, porque a vida está imersa no "progresso" e no infinito , essa vida não teria fim. Segundo sua opinião nenhum dos que morrem chega jamais a atingir o pico, pois que o pico se põe no infinito. E porque a morte não tem sentido, a vida do civilizado também não o tem, pois a "progressividade" despojada de significação faz da vida um acontecimento igualmente sem significação.
2.b Principais conseqüências deste