Civiliza O Barb Rie
Goiânia, 04 de fevereiro de 2015
Aluna: Natalia Alves Couto
Professor: Cleiton Ricardo
Disciplina: Seminário: Poder, Cult. e Inst. Ocidentais
Curso: História
Civilização e Barbárie
OS TRÊS SENTIDOS DA BARBÁRIE
QUAIS OS TRÊS SENTIDOS DA BARBÁRIE? EXPLIQUE-OS. "Consideremos três fatos, quase ao acaso: 1. Certos grupos étnicos na Nova Guiné recorrem à antropofagia e devoram seus prisioneiros. Um costume e um povo bárbaros. 2. No ano de 2001, o regime talibã destruiu, no Afeganistão, estátuas gigantescas e admiráveis que datavam da Idade ;média, patrimônios da humanidade.Uma prática e uma cultura bárbaras. 3. Em 1975, depois que o Khmer vermelho tomou o poder em Phnom Pehn, houve um gigantesco massacre da população cambojana das cidades, que resultou em 1 milhão de mortos. Uma prática e um regime bárbaros. Esses três exemplos de sotumes, culturas e regimes que podem com efeito ser qualificados de "bárbaros" talvez mos remetam a três sentidos bastante distintos da palavra e, portanto, de seu antônimo: "civilização".
(1) 1.No primeiro, civilização designaum processo, supostamente progressivo, pelo qual os povos são libertados dos costumes grosseiros e rudimentares das sociedades tradicionais e fechadas para se "civilizar", o que supõe que pertençam a uma sociedade maior, aberta e complexa e, portanto, urbanizada. A civilização designa esse processo de paulatino, à delicadeza, ao pudor, à elegância etc., notadamente no cumprimento das funções naturais (comer, defecar, copular, asoar o nariz, cuspir) e das relações sociais (polidez, modos à mesa, modos de dirigir-se ao outro). (p. 21)
(1.2) 2.Seja como for, são chamados bárbaros, nesse sentido, os que se comportam como brutos grosseiros e ignoram as boas maneiras. O bárbaro, no imaginário popular, é o canibal que vive quase nu no meio das selvas. É também o camponês não educado, em oposição à civilidade da cidade. " (p. 21)
(1.3) No segundo sentido, a civilização