Ciencia politica
Prof. Matheus Passos Silva http://www.facebook.com/profmatheus • Nasceu em 3 de maio de 1469 na cidade de Florença, no auge do movimento chamado de Renascimento. Filho de Bernardo Maquiavel, um legislador, desde cedo Maquiavel teve contato com a vida pública e política da República Florentina, a qual pelos anos seguintes seria governada por Lourenço de Médici, “o Magnífico”.
• Maquiavel entrou para a vida política em 1498, sendo nomeado Segundo Secretário da Chancelaria. Ainda no mesmo ano assumiu o cargo de Chefe da Segunda Chancelaria e posteriormente se tornou Secretário dos Dez, importante cargo do Estado. Em 1499 escreveu o opúsculo Discursos sobre negócios em Pisa, sendo que no mesmo ano realizou duas missões diplomáticas naquela cidade.
• Em 1501 Maquiavel entrou em meio ao jogo político dos Bórgia, liderado especialmente por César Bórgia, homem de grande ambição e filho do papa Alexandre VI. Maquiavel tentou ganhar a libertação das cidades italianas que se rebelaram contra a conquista francesa, prestando serviços a César Bórgia até o começo do ano seguinte.
• Em 1512, novas convulsões políticas alteram o regime de Florença: Médici tomam o poder e Maquiavel perdeu suas funções, sendo preso. Libertado em 1513, passou a escrever suas obras: Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (sobre as repúblicas); História de Florença; Tratado sobre a Arte da Guerra; Dos Principados (= O Príncipe); Mandrágora (comédia) e Vida de Castruccio Castracani (história romântica).
• Escreveu O Príncipe, sua obra mais famosa, objetivando retomar suas funções junto ao novo governo florentino: “Desejaria, pois, que os senhores Médici consentissem em empregarme, nem que fosse para mover um rochedo (...) Lendo-se este livro, ver-se-ia que (...) não passei meu tempo dormindo ou me divertindo”. • Seu livro é uma tentativa de buscar acabar com a instabilidade política que marcava a Itália de seu tempo – e, para isso, se tornou o primeiro texto de