ciencia politica
Em que consiste as narrativas mítico-religiosas?
Consiste em uma explicação que são utilizadas variáveis significativas de caráter sobrenatural, não podendo ser verificada por conta de não estar ao nosso alcance está para além do natural, da realidade sendo aceita por meio da fé, ou seja, um voto de confiança. É uma explicação dogmática não pode ser discutida.
Quais as suas principais características? Por que eram tão importantes na época?
Utiliza de variável de caráter sobrenatural, é aceita pelo um voto de confiança, ou seja, a fé e não pode ser discutida é uma explicação dogmática. Eram importantes porque faziam parte da tradição cultural e nos faz constituir uma própria visão de mundo à nossa maneira de viver a realidade.
2) SURGIMENTO DA FILOSOFIA
Que fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia? Explique.
Período de transição e transformação da sociedade grega; Decadência da civilização micênico-cretense na Grécia por volta do séc. XII a.C; Invasão da Grécia pelas tribos dóricas vindas provavelmente da Ásia Central em torno de 900 a 750 a.C. . O mítico que é apelado pelo mistério e sobrenatural começa a perder espaço porque deixa de satisfazer às necessidades da nova organização social, que se preocupava com a realidade concreta.
Quais as principais características dessa nova forma de pensar?
Relacionar causa e efeito, utiliza-se de variáveis significativas de caráter natural, ou seja, está ao nosso alcance pode ser verificada, relaciona as evidências por meio dos sentidos, pelo raciocínio.
Qual o propósito inicial da filosofia?
Conseguir formular explicações concretas, ou seja, que possam ser comprovadas, verificadas sobre a origem do mundo.
3) O PROBLEMA DO CONHECER
Pouco tempo após começar a produzir reflexões sobre a natureza – com os chamados naturalistas – a filosofia se volta para a problemática do conhecer. Em que consiste esta problemática? Porque ela foi discutida com tanta veêmência por estes primeiros