ciencia farmaceuticas
1. DISCUTIR O IMPACTO DA EVOLUÇÃO DA
FARMACOTERAPIA SOBRE A PROFISSÃO FARMACÊUTICA.
R: Atenção Farmacêutica, prática recente da atividade farmacêutica, prioriza a orientação e o acompanhamento farmacoterapêutico e a relação direta entre o farmacêutico e o usuário de medicamentos. Na maioria dos países desenvolvidos a Atenção Farmacêutica já é realidade e tem demonstrado ser eficaz na redução de agravamentos dos portadores de patologias crônicas e de custos para o sistema de saúde.
2. PENSANDO NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO
FARMACÊUTICO, COMO VOCÊS AS SITUAM NA PROMOÇÃO
DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA?
R: A Atenção Farmacêutica é um dos campos da Assistência Farmacêutica. Trata-se de uma área voltada para a educação em saúde (promoção do uso racional de medicamentos), orientação farmacêutica, dispensação de medicamentos, atendimento farmacêutico, acompanhamento farmacoterapêutico e registro sistemático das atividades.
Assistência Farmacêutica envolve a comunidade e o paciente na visão da promoção da saúde, que abrange um caráter multiprofissional e intersetorial que situam como o seu objetivo de trabalho a organização das ações e serviços relacionados ao medicamento em suas diversas dimensões.
3. QUAL A IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE INTELECTUAL
PARA O PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE?
R: Formar o profissional da área de saúde capacitado para desempenhar suas funções junto à comunidade, observando os princípios éticos que regem a vida humana e a atividade profissional e cultivando os sentimentos de solidariedade que lhe possibilitem a compreensão do sofrimento humano e a disposição para minorá-lo, a dedicação aos pacientes sem distinção, o interesse pela pesquisa, pela atualização, aperfeiçoamento e especialização das técnicas e conhecimentos de sua área de atuação, visando um melhor atendimento; e finalmente, a preocupação pelas causas sociais da comunidade na busca de melhor qualidade de vida,