Ciências Farmacêuticas
O farmacêutico, profissional de nível superior, tem sua prática permeada pela ética e é essencial para nós e para a sociedade, pois é a sua garantia de receber toda a informação necessária para um resultado eficaz de tratamento, além do acompanhamento terapêutico.
O FARMACÊUTICO DE HOJE E DE ANTIGAMENTE
O farmacêutico,antigamente,era,muitas vezes o único profissional de saúde presente numa localidade.Ele atendia os pacientes,preparando as formulações de acordo com os antigos Formulários Médicos. A técnica empregada era bastante rudimentar,exigindo muita paciência e,em alguns casos,até um pouco de força física.Como consequência do crescimento da indústria farmacêutica, as boticas(como eram chamadas),deixaram de manipular,passando a vender apenas medicamentos industrializados,chamados de “especialidades farmacêuticas”.
A crescente industrialização do setor farmacêutico teve como contrapardida a quase extinção de uma categoria profissional inteira: a dos farmacêuticos. Os ingredientes eram praticamente todos importados,depois misturados e embalados.Então para que farmacêutico?Em meados dos anos 60,chegou-se a discutir a suspenção de cursos de graduação em Farmácia.Motivo: falta de alunos interessados em seguir a carreira.Porém o grande salto da profissão se deu com a nova legislação sobre genéricos.Os consumidores ficaram mais atentos ao princípio ativo de cada medicamento,o que pode ter aumentado o número de farmácias magistrais.
Hoje,o curso de Farmácia já é um dos mais concorridos em todas as universidades brasileiras,outro fator responsável pelo ressurgimento da profissão são empregos diretos e indiretos,além de da necessidade da medicina estando