Ciencia dos Materiais
TEMA 10: VIDRO – PRODUÇÃO, TIPOS, UTILIZAÇÃO
E RECICLAGEM.
Fausto Moura Junior
Fernanda Brito Araújo
Karen Yukari Taguchi
Abordagem Histórica e Desenvolvimento
Alguns estudiosos alegam que o vidro está entre os materiais mais antigos feitos pelo homem, fabricados há cerca de 3500 a.C., porém não é possível precisar ao certo a origem do vidro. Alguns historiadores atribuem a descoberta do vidro aos mercadores fenícios, que o teriam descoberto acidentalmente, há mais de quatro mil anos. Isso teria ocorrido quando atravessavam o deserto, e utilizavam placas de nitrato de sódio sob as panelas durante o preparo dos alimentos.
Eles começaram a perceber no solo, a formação de um material desconhecido: o vidro. Outra versão atribui a navegadores fenícios, há cerca de 7000-8000 anos a.C., que ao acenderem fogueiras em praias das costas da Síria onde havia as duas matérias-primas básicas (a areia e o calcário de conchas), observaram que após sofrerem a ação do calor, o solo abaixo da fogueira resultava em um líquido transparente, brilhante e que se solidificava imediatamente: o vidro.
Durante o Império Romano, houve um grande desenvolvimento, com apogeu do século XIII, em Veneza. Após incêndios provocados pelos fornos de vidro da época, a indústria de vidros foi transferida para Murano, ilha próxima de Veneza. As vidrarias de Murano produziam vidros em diversas cores, um marco da história do vidro, e a fama de seus cristais e espelhos perduram até hoje. A França já fabricava o vidro desde a época dos romanos. Em meados desse século, o rei francês Luís XIV reuniu alguns mestres vidreiros e montou a Companhia de Saint-Gobain, uma das mais antigas empresas do mundo, hoje, uma companhia privada.
A grande indústria moderna do vidro surgiu com a revolução industrial e a mecanização dos processos. Nos anos 50, na Inglaterra, a Pilkington inventou o processo para produção do vidro
Float, conhecido também como cristal, que