Ciencia ambiental
O ar ocupa praticamente todos os espaços que não estejam preenchidos, por gases, liquidos e sólidos, ele possui peso, pode se expandir (preenche todo espaço disponível) e exerce pressão. Corpos diferentes não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, então o ar ocupa o espaço vazio.
As afirmativas não decorrem logicamente de teorias, mais por comprovação de princípios da física, da observação direta do que ocorre na natureza. Através das suas propriedades, compreendemos o que acontece com o ar quando o seu espaço é ocupado por outro corpo:
• O ar é compressível, isto é, tem a propriedade de diminuir de volume quando comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurrar o êmbolo até o fim. Mas podemos ver que o ar dentro da seringa diminui de volume, comprovando a sua compressibilidade.
• O ar tem elasticidade. Quando tapamos o orifício da seringa e depois soltamos o êmbolo observamos que este êmbolo tende a voltar à posição inicial. Então, o ar volta ao seu volume inicial e assim está comprovada a elasticidade do ar.
1.1 O meio ambiente alterado pelo homem faz parte da natureza. Discuta em 200 palavras.
A palavra "natureza" provém da palavra latina natura, que significa "qualidade essencial, disposição inata", em seu sentido amplo mundo natural ou universo físico. E a forma inata, em que as plantas e os animais crescem espontaneamente.
O homem é um ser natural, isto é, ele é parte da natureza, para sobreviver precisa com ela relacionar-se já que nela estão todas as condições que lhe permitem perpetuar enquanto espécie. É impossível conceber o homem sem a natureza e nem a natureza sem o homem.
O meio