Cien
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. 13 ed. - São Paulo: Ática, 2006
1 CREDENCIAIS DA AUTORA
O livro utilizado para realizar parte da resenha foi elaborado pela professora de Filosofia na Universidade de São Paulo e uma das mais prestigiadas intelectuais brasileiras, com presença atuante no debate político nacional e na construção da democracia no Brasil. Outras obras da autora MARILENA CHAUÍ: A nervura do real; Introdução á história da filosofia; Cultura e democracia; Da realidade sem mistérios ao mistério do mundo, entre outros livros.
2 RESUMO
Por que Sócrates é considerado o “patrono da Filosofia”? Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos.
Mito da caverna, que serve para explicar a evolução do processo de conhecimento. Segundo ele, a maioria dos seres humanos se encontra como prisioneira de uma caverna, permanecendo de costas para a abertura luminosa e de frente para a parede escura do fundo. Temos, em nossa sociedade, verdades estabelecidas que, embora sejam variáveis, normalmente, não são questionadas. Acreditamos que as coisas e os acontecimentos se relacionam e que podemos manipular essas relações em benefício próprio.
Acreditamos que as coisas e os acontecimentos se relacionam e que podemos manipular essas relações em benefício próprio. Existem relações de causa e efeito entre as coisas, onde houver uma coisa certamente houve uma causa para sua existência. Maria está mais jovem do que Glorinha, coisas, pessoas, situações, fatos podem ser comparadas e avaliadas, julgados por sua qualidade ou quantidade, podem ser conhecidas e usadas em nossa vida.
Os procedimentos rigorosos de pensamento contribuem diretamente para o verdadeiro conhecimento da ciência, a necessidade de entender filosofia vem desde a Grécia antiga e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento o que hoje entendemos como