cidades inventadas
Leticia Oishi – RA 5725982 – 7ºA08 NoturnoParte superior do formulário
Salvador, Recife e Brasília foram projetadas para serem capitais geopoliticamente estratégicas para a ocupação de nosso enorme território. Salvador e Recife vieram para obedecer aos interesses dos portugueses e holandeses. Brasília foi criada para virar a capital do Brasil. O The History Channel aprofunda esse tema no documentário exclusivo Cidades Inventadas.
Com narração do ator Antonio Abujamra, e com o auxílio de historiadores, arquitetos, urbanistas e personalidades, como Oscar Niemeyer, Nestor Goulart Reis, Mário Mendonça, Nelson Piquet, Rui Faquini e Mário Cravo Neto, o programa revela como essas cidades foram inventadas, destacando as primeiras ideias e os projetos gráficos de Brasília, que teve um planejamento ainda maior para atingir seu objetivo de integrar as diversas regiões do País.
O filme relata o processo acelerado de urbanização do Brasil a partir do século XX e a desordem no crescimento das cidades. Liderada pelo presidente Juscelino Kubitschek e com plano urbanístico de Lucio Costa, a construção de Brasília foi projetada a partir de dois eixos: o do poder e o residencial - o do poder teria a predominância dos projetos inovadores de Oscar Niemeyer, e o residencial reuniria as superquadras e unidades de vizinhança.
A estrutura da cidade e as importantes decisões as quais lhe foram impostas estavam entre os objetivos estratégicos e geopolíticos de sua criação. Os objetivos econômicos, geopolíticos e estratégicos de Portugal em fortalecer sua ocupação no novo continente motivaram a criação de Salvador. Além de ter uma das maiores baías do mundo - a Baía de Todos os Santos -, a região, que mais tarde ficou conhecida com o atual nome, possuía uma localização estratégica, que permitia navegar facilmente do norte ao sul da costa brasileira. Já Recife foi planejada para se tornar a capital do Brasil durante a ocupação holandesa na região