cidade
História[editar | editar código-fonte]
A noção de cidade jardim foi primeiro apresentada através do livro To-morrow a Peaceful Path to Real Reform (1898), mais tarde revisado e editado como Garden Cities of Tomorrow em 1902. Em 1899 foi fundada a Garden Cities Association cujo objetivo foi o de divulgar o modelo e efetuar a sua construção.
Este movimento foi responsável pela construção de:
Welwyn Garden City
Letchworth Garden City
Esta filosofia influenciou Walter Burley Griffin no projecto da capital australiana Canberra e Attilio Corrêa Lima no projeto da cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, Brasil. Exemplo de "Cidade-Jardim" são as cidades de Maringá, Umuarama e Cianorte no estado do Paraná, idealizadas e construídas pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, uma empresa de capital britânico.
O conceito foi ainda empregado na criação de vários bairros na cidade de São Paulo pela Companhia City, inclusive o bairro que atualmente se chama Cidade Jardim.
Bairro-jardim é um bairro planejado segundo o conceito inglês de garden city. Geralmente são bairros nobres destinados às classes mais altas da sociedade. Apresentam praças, parques, intensa arborização em suas calçadas e traçado urbano diferenciado, podendo ser tortuoso, circundado por amplas avenidas.
Índice [esconder]
1 História
2 Exemplos de bairros-jardim
3 Ver também
4 Notas e referências
História[editar | editar código-fonte]
O primeiro bairro-jardim brasileiro chamou-se Jardim América e fora projetado pelos urbanistas ingleses Barry Parker e Raymond Unwin, contratados pela City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company