Cidadania
Os Portugueses tiveram um grande papel na colonização brasileira eles contribuíram para a nossa divisão territorial, na cultura e religião, mas também deixou boa parte da população analfabeta, escravizada, e com baixa produção agrícola, nesta época se cultiva o açúcar, pois era de fácil comercio na Europa, só que para esta produção exigia-se muita mão de obra, como eles não tinha pessoas disposta a fazer este trabalho começaram a escravizar os índios que aqui estavam, colocavam os homem na produção agrícola e na mineração e as mulheres para faz os trabalhos domésticos e ate mesmo servi os seus senhores havendo assim uma miscigenação de raças, ao passar do tempo à escravidão do índio foi proibida e começaram a traficar os negros da África. Os escravos não tinha direito algum nem sua integridade física era preservada , muitos optava por fugas para o interior do país mas ficavam isolados da sociedade.
Nesta época não se tinha poder publico, quem exercia este papel de poder publico era a igreja que não se preocupava em garantir os direitos e igualdade da sociedade onde metade da população era excluída dos direitos civis e políticos. A educação era muito precária só uma pequena parte da população era alfabetizada , não se tinha universidade como em outro países, e quem tinha interesse por uma educação melhor tinha que sair do seu país para poder estudar.
Os escravos revoltados com aquela situação de escravidão se uniram e fizeram uma das revoltadas mais importante da época a Revolta do Palmares, houve outras revoltas que contribuíram para a nossa independência, mas que se destacou foi a Revolta dos Alfaiates que tinha o objetivo do domínio dos homens brancos. Com a revolta de1817 ficaram, mas claras os traços de uma sociedade consciente de direitos sociais e politico, onde se via necessário que houvesse uma independência.
Mas com independência pouca coisa mudou para a sociedade, pois éramos muito influenciados pela colônia. No Brasil a