Cidadania
Alunos de uma escola estadual da zona sul de São José dos Campos estão aprendendo a cobrar pelos serviços públicos da comunidade. A iniciativa começou em maio deste ano e já rendeu bons resultados para o bairro 31 de Março.
Entre as principais melhorias, estão uma reforma na quadra, um poliesportivo e um ambulatório médico para o bairro. "Nós fizemos uma entrevista no bairro com os moradores pra saber o que poderia melhorar em relação ao lazer e então nós decidimos ver e cobrar", disse a estudante Eloísa Castanheira, de 17 anos.
Eloísa e o colega Matheus Lopes perceberam que a quadra incomodava muito os moradores, porque estava abandonado pelo poder público. Em pouco tempo, a quadra recebeu uma nova pintura e as lâmpadas queimadas foram trocadas.
Mesmo com essas melhorias, eles ainda não estão satisfeitos. "Poderia arrumar a quadra, que está rachada, podia arrumar o piso. Além disso, colocar uma rede nos gols", disse Matheus da Silva Lopes, de 17 anos.
As melhorias conquistadas no bairro começam dentro da escola. Os alunos identificam os problemas, elaboram os projetos e cobram do poder público, isso tudo dentro do ambiente escolar em uma aula de cidadania.
"Eles encaram não só os problemas, eles vão em busca das ações e soluções dos problemas elencados, o que desperta a questão da competência e do dever do cidadão", disse a diretora Denise de Paula Costa. Segundo ela, os alunos também se utilizam de fotos e vídeos para identificar locais com problemas.
Durante a aula, os estudantes da escola receberam a visita do secretário de Defesa do Cidadão para entender o que é possível realizar. "Tem que ter cara limpa, ser bastante franco e transparente, dizendo o que pode e não pode, assim a gente começa a somar com eles", disse José Luís Nunes.
Fonte: