Cidadania
Uma das exigências do mundo globalizado, é o necessário convívio entre sociedades e cada vez mais esse convívio se dá em paz e harmonia. Sendo as culturas produto de determinados contextos sociais, se determinada cultura é posta em contato com outra, nunca essa cultura vai se adaptar a outra para não ser sufocada ou modificada. O reconhecimento da diferença é ponto de partida para que se possa conviver em harmonia, não com os iguais, já que igualdade só deve existir do ponto de vista legal, mas do ponto de vista humano. A adaptação das culturas é algo próprio de cada momento, uma vez que a sociedade se transforma conforme se constrói a História. Essa adaptação é sempre feita num clima de paz. No Brasil, a chamada "democracia racial" é responsável pela ascensão dos afrodescendentes.
Etimologicamente a palavra tolerância, vem do latim tolerare (sustentar, suportar), definindo o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra cultural, moral, civil ou física. Pensando em suas leituras feitas até aqui, analise as afirmativas abaixo.
I - A globalização aumentou o multiculturalismo em muitos países, e que essa condição tem favorecido a intolerância.
II - A capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo presumem o grau de tolerência dessa sociedade.
III – Uma sociedade democrática tem a tolerância como uma das virtudes, para demonstrar sua condição de civilidade e desenvolvimento ético.
IV - Ser intolerante é manter uma "atitude de