Cidadania
1. Explique a importância dos limites territoriais para a análise sociológica de uma comunidade.
2. Cite as quatro principais características de uma comunidade. Depois, responda: O que você entende por comunidade homogênea?
3. Quais as principais diferenças entre as sociedades comunitárias e as sociedades societárias?
4. De seu ponto de vista, o que tem provocado o aumento do individualismo no mundo de hoje?
5. Elabore um conceito de cidadania.
6. Interprete este conceito político italiano Norberto Bobbio: “O direito do cidadão é a conversão universal, em direito positivo, dos direitos do homem”.
7. Escolha uma minoria que se destaca no cenário brasileiro e escreva sobre a sua atuação.
COMUNIDADE, SOCIEDADE, CIDADANIA
Muitos cientistas sociais consideram comunidades apenas determinados agrupamentos humanos de base territorial limitada e nos quais predominam relações pessoais de parentesco ou de vizinhança.
Comunidade_ Para identificar, descrever e analisar uma comunidade é preciso estar diante de grupos sociais unidos por laços afetivos. A proximidade física entre as pessoas, que a vida em pequenas comunidades proporciona, permite vínculos mais afetivos entre elas e, portanto, um maior sentimento de solidariedade.
Características da comunidade_ nitidez, pequenez, homogeneidade, relações pessoais. Ao mesmo tempo, a pequena comunidade cultiva uma forma de vida que acompanha seus membros do berço ao túmulo.
A Internet e as comunidades virtuais_ Nas grandes cidades de todo o mundo assiste-se hoje à formação de microgrupos, de tribos urbanas como os punks, os surfistas, os rappers, as gangues de periferia cujos membros não têm outro objetivo senão o de estarem juntos.
Ao lado deles surgem também grupos (comunidades virtuais) formados pelo contato virtual proporcionado por redes de computadores como a Internet. Nessas novas “comunidades virtuais” ocorre a inversão do processo de