Cidadania moderna
Introdução
a pesquisa proposta aqui conclusa, tem como objetivo apresentar um tema de muita importância para todos, a cidadania, tratando especificamente da cidadania moderna. A pesquisa tenta nos mostrar a evolução da cidadania desde a época medieval até os dias de hoje, abordando as causas que levaram a essa revolução a respeito dos nossos direitos e deveres, indagando este assunto visamos propiciar a demonstração da importância do exercício da cidadania, das obrigações do Estado perante sua população e principalmente dos nossos direitos e deveres sociais uns com os outros.
Desenvolvimento
Cidadania é um conjunto de direitos e deveres atribuídos por uma constituição, sem desigualdade nos direitos e deveres. Porém sabemos que o tema abordado trata de direitos básicos de um ser humano, tais como direito a vida, segurança, alimentação e essencialmente o direito de ser respeitado, não pelo fato de títulos ou cargos de quaisquer natureza, mas pelo fato de sermos todos seres humanos. A grosso modo podemos dizer que a cidadania é o direito de ter direito ao se tratar de direitos que devem ser assegurados pelo Estado, questões essenciais para a vida e deveres importantíssimos para o convívio social.
A cidadania é mutável de acordo com contexto cultural e do tempo. Na Idade Média, onde a sociedade era organizada em estamentos, sem a oportunidade de mudança de classe social, e por conta do forte domínio da Igreja perante a sociedade, era quase inviável o exercício da cidadania, pois quem detinha direitos era somente a nobreza e o clero e aos servos cabia somente os deveres que se restringiam basicamente ao trabalho, onde a sociedade deveria agir não pela razão, porém pela imposição de crença e religiosa, sendo então, considerado cidadão somente quem composse o estamento do clero ou da nobreza, sendo só eles quem detinham o poder.
Na transição do período medieval para o moderno o homem não se contentava mais com tamanha injustiça