Cidadania - Idosos
Curso: Psicologia – Disciplina: Gerontologia
Professora: Luciana
Alunos: Caroline Gontijo Guilherme Inácio Luisa Abdo Juliana Silva
CIDADANIA: OS IDOSOS E A GARANTIA DOS SEUS DIREITOS
O texto discorre acerca da cidadania dos idosos, a inclusão do direito do idoso no cenário brasileiro. Esta cidadania pode ser vista por meio de pesquisas, como a Idosos no Brasil-Vivências,desafios e expectativas na terceira idade,feita pelo SESC(Serviço Social do Comércio) e pela Fundaçao Perseu Abramo(FPA).
É possível afirmar que o processo de efetivação da cidadania dos idosos está relacionado com o social,o político de um país e também com as vivências familiares.O conceito atual de cidadania é associado a Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão. Segundo Marshall(1988) existem três dimensões da cidadania: a civil, relacionada a liberdade; a política, o direito ao voto; e a social que é a garantia à educação.A construção da cidadania se dá pelas lutas entre a estruturação legal e a vida social real.
A CIDADANIA REGULADA PARA AS PESSOAS NO BRASIL
Para que em sociedades desiguais haja o estabelecimento de direitos iguais, foi construído um jus singular, que considera os direitos daqueles ditos como diferentes, para que estes possam ter acesso à equidade, como uma forma de "compensar as desigualdades de origem para abrir oportunidades equivalentes a todas as pessoas" (Hardy,2004,p.270).
A primeira Constituição Brasileira a falar dos direitos da pessoa idosa, foi a Constituição de 193, na qual continha uma Previdência Social a "favor da, velhice" e sob a forma de direitos trabalhistas. Neste momento, o indivíduo que era improdutivo era considerado um velho.
Já a Constituição de 1937 criou o seguro de velhice para o trabalhador, a de 1946,a Previdência "contra as consequências da velhice" e a de 67, a Previdência Social" nos casos de velhice" .Neste período a velhice era uma