“A Assistência Social como instrumento de cidadania e proteção ao idoso em Goiânia.”.
Pró- Reitoria de Graduação
Departamento Acadêmico administrativo do Serviço Social
Disciplina pesquisa II
Professora Olivia Jácomo
Aluna Leticia Cardoso Moreira
PROJETO DE PESQUISA
Justificativa:
O referido projeto de pesquisa, “A Assistência Social como instrumento de cidadania e proteção ao idoso em Goiânia.”. Pressupõe uma realidade de que o fenômeno do envelhecimento ,inicialmente observado nos países desenvolvidos ,vem crescendo rapidamente nos países em desenvolvimento.
O envelhecimento populacional traz um série de desafios para a Assistência Social requerendo uma urgência nas demandas de politicas publicas envolvendo o direito á cidadania do idoso.
O objeto contido nesta proposta de pesquisa ,assim como o objeto da assistência social, é construído nas incertezas a respeito das condições de saúde, renda ,cuidado que experimentam os longevos. Essa perspectiva passa a requerer do Estado a consolidação de politicas publicas para atender esse segmento socal.Nessa compreensão ,pretende-se realizar um estudo sobre a Assistência Social ao idoso no intuito de conhecer a realidade e inquietações que lhes são postas quanto a garantia de cidadania e direitos previstos tanto no Estatuto do idoso (lei 10714 de 1 de outubro de 2003)quanto a Politica Estadual do Idoso( lei 13463 de 31 de Maio de 1999)e Politica Nacional do idoso (lei 8842 de 4 de Janeiro de 1994).
Apesar da Assistência Social ao Idoso não ser a pauta em relevância nas esferas governamentais ,o tema em questão justifica-se pela afirmação :
“A questão da velhice não é uma questão dos velhos .E uma questão de todos nós pois todos seremos amanhã”.(SALGADO,2004).
Segundo (BEAUVOIR, 1970) “A sociedade de consumo trata os idosos como párias, condenando-os à miséria, à solidão e ao desespero. Antes de tudo, exige-se deles a serenidade; afirma-se que possuem essa serenidade, o que autoriza o desinteresse por sua infelicidade”.
“Do conjunto de